5 alimentos que aceleram o metabolismo

01 de Aug, 2022Zona Cerealista

O metabolismo é o processo de reações químicas que acontecem para satisfazer as necessidades energéticas de um corpo. Existem alguns fatores que afetam o metabolismo, tais como:

  • Sexo;
  • Idade;
  • Atividade física;
  • Alimentação saudável;
  • Composição corporal.

Em relação à idade, ao envelhecermos, a tendência é que percamos massa muscular e parte dela seja substituída por gordura. Isso significa que nosso corpo gasta menos energia e o consumo de calorias diminui com o passar do tempo.

É importante ter hábito de consumir alimentos saudáveis e manter atividades físicas com regularidade.

De nada adianta ir todos os dias naquela pizzaria que faz massas no forno iglu pré moldado, se depois não há práticas de atividades físicas, pois os exercícios ajudam a aumentar o metabolismo.

Alguns alimentos são indicados para a perda de gordura e para o aceleramento do metabolismo. Da mesma maneira, existem hábitos que auxiliam no processo.

Alimentos que aceleram o metabolismo

Uma alimentação saudável é fundamental para quem deseja acelerar o metabolismo de forma natural. Basta combinar uma dieta balanceada com exercícios e logo haverá um processo de perda de peso.

Existem muitos alimentos que auxiliam no processo de aceleração do metabolismo, confira:

1 - Grãos

Os grãos integrais são ricos em fibras e acabam ocupando mais espaço no estômago. Alguns exemplos são: arroz integral, quinoa e aveia. Ao consumir grãos, haverá um aumento do metabolismo e consequentemente na queima de gordura.

2 - Pimenta caiena

A pimenta caiena é conhecida por seu sabor picante e propriedades benéficas à saúde.

Além de adicionar um sabor agradável aos pratos, ela também pode ajudar a acelerar o metabolismo e aumentar a queima de calorias.

Isso ocorre porque a pimenta caiena contém uma substância chamada capsaicina, que atua como um termogênico natural, ou seja, um composto que ajuda a aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, acelerar o metabolismo.

Quando consumida regularmente, a pimenta caiena pode ajudar a promover a perda de peso e melhorar a saúde cardiovascular.

Uma maneira prática de transportar pimenta caiena é em uma caixa de isopor 50 litros, que é um recipiente adequado para preservar a temperatura e as propriedades dos alimentos e bebidas durante o transporte.

3 - Canela

É um ingrediente muito fácil de encontrar e que também faz com que aumente o seu metabolismo.

Você pode adicionar um pouco de canela em cima dos alimentos e isso fará muita diferença. Em topo de bolo personalizado, a canela já tem sido um item muito pedido em festas de casamento.

4 - Oleaginosas

Alguns alimentos que são fontes de magnésio, como amêndoas, castanhas de caju e nozes, podem acelerar o metabolismo, e esses alimentos trazem muitos benefícios para a saúde.

Muitos atletas já possuem o hábito de separar em suas ecobags personalizadas um potinho com amêndoas e castanhas para aumentar seu rendimento.

5 - Batatas doces

Rico em nutrientes como vitamina A, antioxidantes e anti-inflamatórios, as batatas doces são ideais para acelerar o metabolismo. Além disso, ela tem um hormônio que auxilia a regular o nível de açúcar no sangue.

Mais dicas de alimentos que aceleram o metabolismo

Manter o metabolismo acelerado é fundamental para quem busca perder peso ou manter a forma física.

Além de exercícios físicos regulares, uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para manter o metabolismo em dia.

Alguns alimentos possuem propriedades que ajudam a acelerar o metabolismo, tornando a perda de peso mais eficaz. Neste contexto, confira mais algumas dicas de alimentos que podem acelerar o metabolismo.

Atum

Como todos sabem, o atum é um alimento muito rico em ômega 3. A ingestão do atum acelera o metabolismo e não permite que a glicose fique em excesso na circulação. Além disso, contém o hormônio que dá aquela sensação de saciedade.

Brócolis

Os brócolis fortalecem o sistema imunológico, além de conter fibras importantes que ajudam no funcionamento do intestino. O metabolismo fica acelerado por causa da quantidade de vitamina C e do cálcio, promovendo a queima de gordura.

Café

O café é rico em cafeína, que faz com que haja a queima da gordura. Mas é necessário consumir com moderação.

Chá verde

O chá verde contém cafeína e flavonoides, que auxiliam na queima da gordura, além de ajudar na retenção de líquidos.

Gengibre

O gengibre aumenta a produção de calor e do suor. Tanto o chá feito de gengibre quanto os sucos auxiliam muito na digestão.

Guaraná

O guaraná é uma planta nativa da região amazônica que é popularmente conhecida por seus efeitos estimulantes. Isso ocorre porque o guaraná contém altas concentrações de cafeína, um composto que atua como um estimulante natural do sistema nervoso central.

A cafeína presente no guaraná pode ajudar a acelerar o metabolismo, aumentando o gasto energético do corpo e, consequentemente, promovendo a queima de calorias.

Além disso, o guaraná contém taninos, teobromina e teofilina, substâncias que também possuem propriedades estimulantes e podem contribuir para acelerar o metabolismo.

Vale lembrar que o consumo excessivo de guaraná pode ser prejudicial à saúde, por isso é importante consumir com moderação e seguir as recomendações de um profissional de saúde.

Hábitos que aceleram o metabolismo

Alguns hábitos simples podem ser inseridos na rotina para que haja um aumento na velocidade do metabolismo são:

Beber mais água

Beber água meia hora antes de uma refeição pode ajudar a comer menos, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita. O efeito de queima de calorias pode ser ainda maior se a água estiver fria, já que o corpo usa mais energia para aquecê-lo.

Se estiver na academia, basta levar uma garrafinha de água e nunca mais dar a desculpa de que o bebedouro está na assistência técnica bebedouro.

Não pular refeições

Às vezes pensamos que pular refeições seja a solução para emagrecermos, mas a verdade é que essa atitude diz ao seu corpo que ele necessita armazenar mais calorias quando come. Ou que não está se alimentando o suficiente.

Comer várias vezes ao dia

Quanto mais vezes uma pessoa fizer as refeições, mais poderá queimar gordura! Quanto mais ela comer, mais aumentará seu metabolismo.

A grande dica é dividir as refeições, comer várias vezes ao dia. Por exemplo, fazer seis refeições ao dia em vez de três. De manhã, poderá iniciar com um queijo minas meia cura, para abrir o apetite, por exemplo.

Ingerir mais proteína

Sabe-se que alimentos ricos em proteínas fazem com que o corpo queime mais calorias para processar os nutrientes durante o processo digestivo. Além disso, a ingestão de proteínas ajuda na construção de massa muscular.

Quanto mais músculos tiver, mais rápido será o metabolismo. Exemplos de alimentos ricos em proteínas: frango, ovos, peixe, etc.

Exercícios diários

O exercício diário é muito importante para acelerar o metabolismo. Pode-se dizer que é uma das formas mais eficazes. O exercício físico queima calorias durante o treino e faz com que o metabolismo do corpo aumente após o treino.

Dormir bem faz a diferença

Dormir bem regula a produção de hormônios, melhora o humor e aumenta o ganho de massa muscular.

Relaxar

Quando temos altos níveis de estresse, construímos mais cortisol, hormônio que aumenta a produção de gordura no corpo. Portanto, faça atividades divertidas que o relaxem.

Considerações finais

O metabolismo varia muito de homem para mulher. Os homens, por terem a testosterona maior consomem mais calorias que as mulheres, por isso, na maioria das vezes, o homem consegue perder peso mais rápido.

Também existe uma diferença na faixa etária do indivíduo. As crianças possuem um metabolismo maior. Quando passamos dos 50 anos, o corpo diminui a necessidade de energia. A reeducação alimentar é o que vai manter o equilíbrio do corpo com o passar do tempo.

Não existe fórmula mágica que aumente o metabolismo, mas existem estratégias que facilitam esse processo, tais como, aumentar a ingestão de proteínas, ter hábitos saudáveis como beber água regularmente e praticar atividades físicas.

Portanto, de nada adianta investir em equipamentos para cozinha industrial, se os alimentos que nela estiverem preparados, não forem saudáveis.

Para emagrecer com saúde, é imprescindível ter uma alimentação equilibrada com alimentos naturais, tais como: abacate, amêndoa, atum, brócolis, chá verde, entre outros.

O ideal é que os alimentos sejam escolhidos pelo seu valor nutricional.

Todos esses alimentos são muito procurados, principalmente por quem quer emagrecer e perder gordura corporal. Quando são ingeridos pelo organismo, eles acabam tendo uma ação desintoxicante, o que aumenta o metabolismo.

Se for necessário, é possível consultar um bom nutricionista que faça orientações adequadas, podendo te orientar até mesmo quais são os melhores alimentos para você transportar em sua shoulder bag personalizada.

Além disso, a prática de exercícios físicos de forma regular deve ser feita com acompanhamento profissional. Outra dica importante é controlar a ingestão de açúcar e muita gordura.

E não se esqueça de estabelecer rotinas tranquilas antes de dormir, fazendo com que o metabolismo fique acelerado. Beber uma boa quantidade de água equilibra o corpo também.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Veja mais

Comentários (0)

Não há comentários para este artigo. Seja o(a) primeiro(a) a deixar uma mensagem!

Deixe um comentário

Atenção: os comentários tem de ser aprovados antes de serem publicados